O PIBID BIO desenvolve nas escolas atendidas (C. E. Raimundo Araújo
e CAIC) diversos subprojetos educacionais nas áreas de Educação
Ambiental, Diversidade na Escola e Horta. Acompanhe agora o resumo de
alguns subprojetos desenvolvidos em 2015.1.
ESCOLA: C. E. Raimundo Araújo
BOLSISTA: Sarah Hapuque
ANO: 3° Ano do Ensino Médio
TEMA: Compostagem
TÍTULO: RECICLAGEM DO LIXO ORGÂNICO: sensibilização ambiental de alunos do ensino
médio por meio do processo de compostagem.
OBJETIVO GERAL: Sensibilizar os discentes a respeito do desperdício de materiais orgânicos assim como da importância de encontrar alternativas para reduzir e destinar o material orgânico corretamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Incentivar uma mudança de costumes e valores sobre a preservação do meio ambiente por meio do debate do consumo e produção do lixo.
- Conhecer e colocar em prática alternativas para tornar os resíduos orgânicos em compostos férteis por meio da confecção de composteiras.
METODOLOGIA: O presente trabalho será iniciado com a aplicação
de questionário prévio para analisar o conhecimento dos discentes sobre o tema. em seguida serão realizadas palestras
com o intuito de esclarecer os problemas ambientais causados pela produção,
consumo e descarte do lixo, tendo foco em lixo orgânico domiciliar. Posteriormente serão aplicadas oficinas para a confecção de composteiras em garrafas plásticas e em baldes. Será realizada uma aula de campo realizando o plantio de mudas utilizando o composto produzido pelas composteiras. Para finalizar serão aplicados questionários finais para verificar o conhecimento adquirido pelos alunos no decorrer do subprojeto educacional na área de educação ambiental.
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO PARA
SUPERAÇÃO DE TABUS
Gustavo
de Macedo VELOSO1; Darlene Natália dos Reis DOMINGUES1; Maria Lúcia Amorim
REINALDO2; Andrea Martins CANTANHEDE3
INTRODUÇÃO
Lutar pela igualdade e respeito às diferenças atualmente tem
se tornado uma batalha bastante árdua, onde a quebra de dilemas, como a
discriminação da orientação sexual, por exemplo, são de extrema importância e
são tratados como tema transversal na escola. Os dilemas presentes na sociedade
precisam ser desnaturalizados, e esta ação é cabível ao professor e outros
setores de ensino que realizam projetos voltados ao respeito da pluralidade,
que é uma característica fundamental da escola. É preciso estimular professores
e professoras para estarem alertas no exercício de uma educação para cidadania
e diversidade em cada contato, na sala de aula ou fora dela, em uma brigada
vigilante anti-racista, anti-sexista, anti- homofóbica e de respeito aos
direitos das crianças e jovens, tanto em ser, como em vir a ser; não permitindo
a reprodução de piadas que estigmatizam, tratamento pejorativo.
OBJETIVO
Analisar e discutir no âmbito escolar conteúdos e informações
necessárias para a superação de tabus que circundam a educação e inibem o
respeito ao próximo, através de atividades que primem pela equidade, respeito e
valorização dos seres humanos.
METODOLOGIA
As atividades foram realizadas semanalmente no C. E. Raimundo
Araújo, Chapadinha-MA com alunos da 2º série do ensino médio entre os meses de
março a junho de 2015. Inicialmente foi realizado um levantamento sobre os
conhecimentos prévios e percepções dos alunos sobre sexualidade. Cerca de 30
alunos com faixa etária de 16 a 19 anos participaram das atividades educativas.
Palestras, oficinas, dinâmicas, uso de vídeos educativos, e aulas expositivas e
dialogadas para promover debates alicerçados nas opiniões que os alunos traziam
em sua bagagem cultural a respeito da sexualidade.
RESULTADOS
Na realização das oficinas e dinâmicas percebeu-se que certos
alunos possuíam opiniões leigas e discriminativas em relação a gênero e
orientação sexual, por exemplo, e que no decorrer do semestre foram
substituindo seu ponto de vista. Durante todo o projeto foi possível observar
que as atividades desenvolvidas acarretaram uma série de mudanças positivas na
vida dos alunos e o desencadeamento de um ambiente de respeito e igualdade dentro
e fora da sala de aula.
CONCLUSÃO
A escola e, em especialmente, a sala de aula, são lugares
privilegiados para se promover a cultura de reconhecimento da pluralidade das
identidades e dos comportamentos relativos a diferenças. Daí a importância de fazer
da escola um lugar para o reconhecimento, respeito, acolhimento, diálogo e
convívio com a diversidade.
REFERÊNCIAS
LOURO, Guacira Lopes.
Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. 8.ed.
Petrópolis, RJ: Vozes,1997.
HORTA MEDICINAL: UM ESPAÇO
PEDAGÓGICO UTILIZADO NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO RAIMUNDO ARAÚJO
Eliene LIMA¹,Valdenice
Santos FERREIRA², Daiana Paulino da CONCEIÇÃO3, Luciana Siqueira
VIANA4, Gildene da Silva BRITO5, Maria Lúcia de Amorim
REINALDO6 Andréa Martins CANTANHEDE 7
INTRODUÇÃO
Desde a pré-história o homem já recorria às plantas medicinais
para amenizar suas dores e moléstias (EMBRAPA, 2008). Segundo a Organização
Mundial de Saúde essa utilização aumentou significativamente nos últimos anos.
O cultivo das plantas medicinais no espaço escolar proporciona
o desenvolvimento de vários temas integrados (FETTER & MÜLLER, 2007). Além
de valorizar o saber tradicional sobre as plantas medicinais, a escola permite
investigar estratégias e metodologias de ensino (CRIBB, 2010).
OBJETIVO
Implantar uma horta medicinal na escola Raimundo Araújo com o
intuito de promover novos conhecimentos a partir de uma nova possibilidade de
aprendizagem por meio de atividades práticas na horta.
MATERIAL E MÉTODOS
As atividades prático-educativas foram desenvolvidas com os
alunos do 3º A e 3ªB, que colaboraram inicialmente, juntamente com os
professores e as merendeiras da escola com a escolha do local. Em seguida houve
a preparação dos canteiros e do solo para o plantio das mudas reutilizando
materiais como garrafas PET´s e pneus. Toda comunidade escolar foi recrutada
para doação de mudas e sementes presentes nas suas casas a serem utilizadas no
plantio. Os alunos ficaram responsáveis pela manutenção (capina do local e rega
das plantas). Nas atividades educativas foram abordados temas como: reciclagem,
etnobotânica, solo, estrutura dos vegetais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os alunos participaram ativamente de todas as etapas do
projeto e em um momento de discussão coletiva proporcionada realizada na semana
do meio ambiente, expuseram seus registros e explicaram para os demais colegas
da escola suas idéias e conclusões sobre o trabalho, e dessa forma, resultou em
benefícios não só para os alunos, como para toda a comunidade escolar.
CONCLUSÃO
A implantação da horta na escola de ensino médio Raimundo
Araújo, gerou várias ações relacionadas ao respeito, cooperação,
conscientização e solidariedade e os alunos demostraram interesse participando
ativamente de todos os estágios de desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIAS
CRIBB, S. L. S. P. Contribuições
da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à
saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, p. 42-60, 2010.
ATIVIDADES
LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE ECOLOGIA
Luciana Sirqueira
VIANA1, Daiana Paulino da CONCEIÇÃO2, Halluma Dayane da
Silva de SOUSA3, Eliene LIMA4, Maria Lúcia Amorim
REINALDO5, Andrea Martins CANTANHEDE6
INTRODUÇÃO
O ensino de ecologia nas escolas permite que
os alunos entendam melhor o funcionamento dos diversos tipos de ambientes e
melhora a compreensão da relação homem-natureza. Porém, a forma que vem sendo
realizado, na maioria dos casos, permanece ainda restrita a aulas expositivas
despertando pouco interesse e participação dos alunos. Nesse sentido, é
necessário propiciar metodologias alternativas capazes de facilitar o trabalho
docente e também o aprendizado dos alunos. Não se trata de negar a importância
das aulas expositivas, que possuem papel fundamental na comunicação, mas
complementar, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. As atividades
lúdicas permitem aprimorar as relações entre professor-aluno-conhecimento, e
dessa forma facilitar o processo de ensino aprendizagem.
OBJETIVO
. O objetivo deste
trabalho é analisar o desenvolvimento de atividades lúdicas para abordagem de
conceitos ecológicos com alunos da 1ª série do Centro de Ensino Médio Raimundo
Araújo, onde são realizadas as atividades do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência – PIBID.
METODOLOGIA
Inicialmente foi realizado um diagnóstico dos
conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e em seguida desenvolvidas as
atividades prático-educativas que consistiram na apresentação e discussão de
textos sobre o tema, também foram desenvolvidos, juntamente com os alunos, dois
jogos a amarelinha da cadeia alimentar e o jogo da memória relações ecológicas,
além da construção de terrários para representar um microecossistema terrestre
e o seu funcionamento e maquetes representando os biomas brasileiros como
estratégias didáticas para o ensino de ecologia. Esses recursos didáticos foram
confeccionados com materiais de baixo custo ou recicláveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Verificou-se que as atividades lúdicas
motivaram os estudantes para o processo de ensino aprendizagem despertando o
interesse pelos temas abordados. Esses materiais foram apresentados pelos
alunos na semana do meio ambiente a toda comunidade escolar, e esse momento de
discussão coletiva permitiu que articulassem suas ideias e explicaram suas
observações e registros, apresentando raciocínio plausível e coerente sobre os
assuntos abordados.
CONCLUSÃO
Os resultados apontam para a necessidade de inovação
nas metodologias de ensino que propiciem uma maior participação dos alunos no
processo de ensino aprendizagem.
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE SOLOS PARA
FINS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Daiana Paulino da CONCEIÇÃO¹, Luciana Sirqueira VIANA², Eliene
LIMA³, Alessandro Carvalho da COSTA⁴, Halluma Dayane da Silva de SOUSA⁵, Andrea
Martins CANTANHEDE⁶, Maria Lúcia de Amorim REINALDO⁷.
INTRODUÇÃO
O solo é um dos recursos naturais mais importantes para a
qualidade de vida do homem. Possui múltiplas funções nos ciclos dos nutrientes
e no ciclo da água, sendo importante também para a sustentabilidade dos
sistemas naturais e é fundamental na produção de alimentos. Assim,a degradação
dos solos constitui-se em um prejuízo socioeconômico para as gerações atuais e
representa um enorme risco para as gerações futuras. Neste contexto, a educação
ambiental (EA) que tem por base processos nos quais o indivíduo juntamente com
a coletividade tende a construir valores sociais, atitudes, habilidades,
interesse ativo e competência para a conservação do meio ambiente, e a
sustentabilidade rural e urbana, é de fundamental importância na sensibilização
da sociedade quanto aos impactos ambientais negativos como poluição atmosférica
e dos recursos hídricos, erosão do solo, queimadas, desmatamentos, perda da
biodiversidade, enchentes e inundações, problemas sociais, entre outros que tem
sido constatado constantemente no nosso cotidiano. Com relação ao ensino do
solo nas escolas, ainda existe uma deficiência na quantidade e qualidade dos
materiais didáticos, pois se configuram para uma aprendizagem mecânica e
despertam pouco interesse dos alunos.
OBJETIVO
O
objetivo deste trabalho foi promover a educação ambiental junto a estudantes da
rede pública do ensino médio e da comunidade escolar como um todo, tendo como
foco os estudos dos solos e suas interações com a água, a biodiversidade e em
especial com a agricultura.
METODOLOGIA
As atividades educativas foram desenvolvidas entre os meses de
março a junho de 2015 com alunos do 1º anodo Centro de Ensino Médio Raimundo
Araújo, tendo como metodologia aulas expositivas dialogadas e oficinas sobre o
tema “solos”, onde os alunos confeccionaram “simulador de erosão hídrica do
solo, filtro de garrafa pet, mini - minhocário e mini - jardim vertical”
utilizando materiais de baixo custo e materiais recicláveis para serem
utilizados como apoio no ensino-aprendizado sobre solos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Verificou-se que o uso de oficinas aliadas com a aula
expositiva dialogada em ambientes diferenciados como o laboratório de biologia
disponível na escola motivou os alunos para o processo de ensino aprendizagem
despertando nestes o interesse pelo tema abordado e pelo saber científico. No
momento de discussões coletivas promovida na escola durante a semana do meio
ambiente os alunos demonstraram raciocínio elaborado e coerente partilhando
suas conclusões com os demais alunos e toda comunidade escolar explicando suas
observações e registros.
CONCLUSÃO
Desta forma na realização deste trabalho evidenciou-se um
processo de aprendizagem proporcionando ao aluno à construção gradativa do
conhecimento a partir de um fazer científico, e dessa forma espera-se a
multiplicação desses conhecimentos para a sociedade na qual a escola está
inserida.
REFERÊNCIAS
SOUZA, C. B. C. da, ALVES, L. S. da. Práticas da conservação do solo e
recuperação de áreas degradadas. (Embrapa Acre, Documentos, 90), p29. Rio
Branco, AC, 2003.
CAPECHE, C. L. Confecção de um simulador de erosão
portátil para fins de educação ambiental / Cláudio Lucas Capeche. — Dados
eletrônicos. — Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009. 31 p. - (Documentos /
Embrapa Solos, ISSN 1517-2627; 116).
ESCOLA: CAIC
CONHECENDO
O BIOMA CERRADO NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ATIVIDADES
LÚDICAS, COMO ESTRATÉGIA PARA CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
Gildene da
Silva BRITO1 Eliene LIMA2; Franciane
Silva LIMA³ e Andréa Martins CANTANHEDE
4
1- Universidade Federal do Maranhão –
UFMA Campus IV; eliene_lima18@hotmail.com.
2- Universidade Federal do Maranhão –
UFMA Campus IV; gildenne_brito@hotmail.com.
3- Universidade Federal do Maranhão - UFMA Campus IV;
francianesl2009@hotmail.com.
4- Universidade Federal do Maranhão- UFMA
Campus IV; andreapboi@yahoo.com.br.
INTRODUÇÃO
O
Cerrado é o segundo maior Bioma do país, apenas superado pela Floresta
Amazônica (PROBIO, 2015). Possui função ímpar na conservação da fauna e flora
brasileira por está localizado no Planalto Central do Brasil e fazer contato
com todos os outros biomas do país (IBRAM, 2012).
No município de Chapadinha, grandes
projetos de monocultura de soja e eucalipto vêm gerando vários processos de
degradação ambiental desse bioma, além de queimadas, perda da biodiversidade,
etc. e a discussão sobre esses problemas são de importância fundamental para
compreensão das consequências a médio e grande prazo dessas intervenções
humanas.
OBJETIVO
Desenvolver atividades educativas sobre a
importância do bioma Cerrado, sua biodiversidade associadas às atividades
práticas, com o intuito de despertar nos educandos o interesse por mudanças nesse cenário de degradação em que o bioma se encontra.
MATERIAL
E MÉTODOS
O
trabalho foi desenvolvido com os alunos do 7º ano do ensino fundamental da
escola CAIC. No primeiro momento foi realizado um levantamento sobre os conhecimentos
prévios dos alunos por meio da aplicação de um questionário com 8 perguntas. No segundo momento os alunos foram distribuídos em
grupos para a realização das atividades educativas: produção de poemas,
paródias e prática da leitura e escrita. E no terceiro momento foi realizada um estudo do meio,
onde se percorreu uma trilha situada no campus IV da Universidade Federal do
Maranhão (UFMA), além de um jogo de tabuleiro com perguntas sobre a trilha, e o
Bioma Cerrado.
RESULTADOS
E DISCUSSÃO
Apesar de inicialmente os alunos apresentarem vários equívocos
conceituais e desconhecerem as características do bioma onde estão inseridos,
ao final eles conseguiram relacionar e entender as características do Cerrado e
refletir sobre as constantes ameaças sobre esse bioma.
Esse foi um processo de um despertar da cidadania, com o
levantamento da realidade onde os alunos estão inseridos solicitando a
participação de cada um nas discussões e na busca de soluções coletivas para
conservação deste bioma.
A Educação Ambiental contribui para sensibilização sobre os
problemas ambientais. A abordagem participativa do tema envolvendo professor e
aluno proporciona motivação e envolvimento dos mesmos, para que por meio da
reflexão, pratiquem ações para a conservação dos recursos naturais.
INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL. Disponível no endereço: http://www.ibram.df.gov.br/informacoes/meio-ambiente/bioma-cerrado.html,
2012. Acessado em: 02 de fev. de 2015.
PROBIO: Educação ambiental. Disponível
no endereço: http://www.ecoa.unb.br/probioea/guia/index.php/cerrado. Acessado em: 02 de fev. de 2015.
CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA
CAIC, EM CHAPADINHA – MA
Laryssa Reis SILVA1, RayllanderWillow do Nascimento SILVA1,
Hellen José Daiane Alves REIS1, Raysse Emilly do Nascimento SILVA1, Anderson de
Almeida SOUZA1, Ana Valeria Silva dos SANTOS1, Franciane Silva LIMA2, Andrea
Martins CANTANHEDE3
INTRODUÇÃO
A horta é uma excelente estratégia para
potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação
saudável. Por meio da horta é possível propiciar conhecimentos e habilidades
que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos
de forma adequada e segura e assim conscientizá-las quanto às práticas
alimentares mais saudáveis (Louredo, 2015). Ao montar uma horta na escola, os
professores terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas
integrados ao processo de ensino aprendizagem. Além disso, uma horta poderá
proporcionar muitos benefícios, tanto para os alunos quanto para a comunidade,
pois ao adquirir experiências e conhecimentos teóricos e práticos sobre
diversos conteúdos, os estudantes poderão compartilhá-los com seus familiares
e, consequentemente, aplicá-los em hortas caseiras ou comunitárias.
OBJETIVO
Implementar uma horta orgânica e utiliza-la como
um laboratório vivo para o reconhecimento do valor de uma alimentação saudável
e algumas práticas sustentáveis, despertando o interesse dos alunos para o
cultivo de hortaliças, na escola de rede pública municipal Unidade Integrada
Francisco Isaías do Nascimento/ CAIC, com alunos do 6º ano do turno matutino,
do município de Chapadinha/ Maranhão.
METODOLOGIA
As atividades educativas foram inicialmente
desenvolvidas com a apresentação do subprojeto para 40 alunos, com faixa etária
entre 12 a 14 anos de idade com atividades teóricas e práticas tanto em sala de
aula como no ambiente da horta escolar. Ao longo do projeto as atividades foram
desenvolvidas através de dinâmicas, livros paradidáticos, vídeos, questionário,
jogos e brincadeiras, e ao término das atividades os resultados e os materiais
produzidos pelos alunos foram apresentados na culminância da semana do meio
ambiente.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
·
Escolha e limpeza da área
de instalação da Horta escolar;
·
Oficina de Reutilização de
materiais (pneus e PET´s) para formação dos canteiros;
·
Produção de adubo orgânica
a partir da compostagem;
·
Produção e plantio de
mudas;
·
Manutenção da horta;
·
Apresentação dos materiais
produzidos.
RESULTADOS
Por meio da “Horta Orgânica na Escola” os alunos puderam se
apropriar de conceitos relacionados à Educação Ambiental, bem como a prática
dos 3 R’s aplicada a construção da horta, além de demonstrarem conhecimento
acerca dos benefícios que a horta oferece a comunidade escolar. Durante as
aulas observou-se que as metodologias dinâmicas utilizando vídeos, jogos
educativos, leitura, etc. favoreceram o desenvolvimento de aprendizagens,
despertando motivação nos alunos que demonstraram interesse em continuar desenvolvendo
as atividades propostas pelo projeto.
CONCLUSÃO
A horta escolar contribui para sensibilização sobre a Educação
Ambiental e um hábito saudável, além de promover um estudo interdisciplinar. Os
estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao
trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e
diversificadas.
REFERÊNCIAS
LOUREDO, Paula. Título:
Construindo uma horta na escola. Disponível em:<
http://educador.brasilescola.com/estrategias- ensino/construindo-uma-horta-na-escola.htm>.
Data de acesso: 07/02/2015.
Projeto Araribá: ciências organizadoras
Editora Moderna- 3 Ed.- São Paulo: Moderna 2010.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEITOS E PRÁTICAS COM
ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA CAIC, CHAPADINHA-MA
Raysse
Emilly do Nascimento SILVA1; Rayllander Willow do Nascimento SILVA1; Hellen
José Daiane Alves REIS1; Laryssa Reis SILVA1;Ana Valéria dos Santos1; Nayane
Silva COSTA1; Franciane Silva LIMA2; Andréa Martins CANTANHEDE3
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da Educação Ambiental deve fundamentar-se na
mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza transformando a
visão da utilidade dos recursos naturais, em atitudes, valores e ações capazes
de frear o acelerado processo de degradação do meio ambiente. Muitas das
agressões cometidas contra o habitat resultam da falta de informação e
sensibilização de indivíduos (Marcon et al., 2014). O consumo sustentável é
aquele que utiliza serviços e produtos que respondam às necessidades básicas de
toda população trazendo melhoria na qualidade de vida, reduzindo o uso de
recursos naturais, materiais tóxicos, produção de lixo e emissão de poluição em
todo o ciclo de vida, sem comprometer as gerações futuras (Brasil, 2005).
OBJETIVO
Fornecer subsídios teóricos e práticos para fortalecer as
atividades educativas visando sensibilizar os alunos da escola de rede pública
municipal Unidade Integrada Francisco Isaías do Nascimento (CAIC), do município
de Chapadinha- MA, sobre os problemas ambientais ocasionados pelo consumo
irracional dos recursos naturais.
METODOLOGIA
O tema foi abordado com 57 alunos com faixa etária de 11 a 14
anos, das turmas 6º ano e 7º ano do ensino fundamental, sobre os princípios dos
3R´s, na compreensão da importância do ato de se reutilizar materiais para a
melhoria das condições do meio ambiente, adquirindo uma consciência ecológica.
No primeiro momento foi realizada a apresentação do projeto e aplicação de
questionário prévio. No segundo momento foi feita a leitura de textos e
debates. No terceiro momento foram exibidos vídeos e jogos educativos e as oficinas
de reutilização. E por fim foi realizada a avaliação das atividades.
RESULTADOS
Ao término das atividades percebeu-se a interação significativa
entre alunos e constantes debates, assim como interesse na realização das
atividades teóricas e práticas. Contribuindo para a estimulação da criatividade
e disseminação de informação durante a exposição de materiais produzidos pelos
alunos para comunidade escolar.
CONCLUSÃO
Foi possível observar que os trabalhos em grupo e os problemas
abordados sempre relacionados com o cotidiano dos alunos resultou em atitudes
sustentáveis e uma percepção ampla quanto ao consumismo, o desperdício e os
problemas causados pelo destino incorreto do lixo, além de outros problemas que
afetam o Meio Ambiente.
REFERÊNCIAS
Brasil. Consumo
sustentável: Manual de educação. Brasília: Consumers
International/MMA/MEC/IDEC, 2005.160p. Marcon, G.T.G., Andrade, M. C. K.
Os desafios da educação
ambiental frente a política nacional de resíduos sólidos. Revista Meio Ambiente
e Sustentabilidade.Vol.5 n.3. p. 119-135. jan/jun 2014.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: UMA ABORDAGEM
CONSTRUTIVISTA NA ESCOLA FRANCISCO ISAIAS DO NASCIMENTO (CAIC), CHAPADINHA-MA
Halluma
Dayane da Silva de Sousa¹; Hellen José Daiane Alves Reis¹;Ana Valéria Silva Dos
Santos¹; Luciana Sirqueira Viana¹; Daiana Paulino da Conceição¹; Franciane
Silva Lima¹; Andrea Martins Cantanhede²
INTRODUÇÃO
Nos últimos
anos temos nos confrontado com problemas que envolvem a relação homem-meio
ambiente, em situações que envolvem conflitos, esgotamento e destruição, que se
manifestam em relação ao crescimento econômico, à expansão urbana e
demográfica; à tendência ao esgotamento de recursos naturais e energéticos não
renováveis; ao crescimento da desigualdade sócio-econômica local e global,
dentre outros. (Sousa, 2010)
À medida que a humanidade aumenta sua
capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos
crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos
(PCN,1998). Com isso percebe-se os efeitos antrópicos causados pelo homem ao
meio ambiente, como a erosão urbana, poluição e contaminação do solo, agua e
etc.
Este trabalho
teve o objetivo de desenvolver atividades educativas sobre a conservação
ambiental, promovendo debates sobre os impactos antrópicos sobre o meio
ambiente contextualizando com a realidade do município de Chapadinha - MA.
METODOLOGIA
No projeto foi abordado o tema central “Efeitos Antrópicos no
Meio Ambiente e conservação” com alunos do 6º ano da Escola Francisco Isaias do
Nascimento nos meses de abril a julho de 2015. As atividades foram realizadas
por meio de palestras, debates, jogos educativos, confecção de material
expositivo e culminância.
RESULTADOS
Ao término das atividades percebeu-se que os alunos
demonstraram interesse pelas atividades realizadas. Realizando constantes
debates acerca do tema abordado. Fazendo o uso do conhecimento empírico na
construção de conhecimentos científicos.
Demonstrando a absorção de conhecimento durante a exposição de materiais
produzidos pelos alunos para a comunidade escolar.
CONCLUSÃO
Com a semana do meio ambiente realizada na escola os alunos
demonstraram conhecimento plausível. As atividades educativas contribuíram para
esclarecer e sensibilizar os alunos sobre a ação indevida do homem no meio
ambiente, formando nos mesmos pensamentos críticos e investigativos acerca do
problema.
REFERÊNCIAS
Brasil. SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS : MEIO AMBIENTE.
Secretaria de Educação Fundamental. 03/11/1998.
Sousa, J. C. A RELAÇÃO DO HOMEM COM O MEIO
AMBIENTE: O QUE DIZEM AS LEIS E AS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE.
Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC n. 13 – jan./jun. 2009.
EDUCAÇÃOSOBRE SOLO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: DO CONHECIMENTO EMPÍRICO AOS CONCEITOS SISTEMATIZADOS
Alessandro Carvalho da
COSTA1, Anderson de Almeida SOUZA2, Andrea Martins CANTANHEDE3, Daiana Paulino
da CONCEIÇÃO4, Franciane Silva LIMA5
INTRODUÇÃO
A educação em solos pode ser um instrumento
valioso para promover a conscientização ambiental ampliando a percepção do solo
como componente essencial do meio ambiente. Em geral, na sala de aula o
conteúdo sobre solos é desenvolvido de forma fragmentada, as atividades
educativas fundamentadas na relação teoria e prática contribuem para a
assimilação pedagógica e propicia uma maior aproximação dos alunos com as
questões ambientais, apresentando o significado da importância do solo à vida
das pessoas, como a necessidade de conservação e do seu uso e ocupação de
formas sustentáveis.
OBJETIVO
Diante desta realidade objetivou-se a
ampliação dos conceitos sobre o solo e lançar luz sobre temas como o seu valor
para a vida, destacando os processos de formação e composição e sua função em
vista do sustento dos seres vivos.
METODOLOGIA
As atividades educativas consistiram no
levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio da aplicação de
questionário, realização de oficinas para a montagem de minhocários,
evidenciando uma ação sustentável ao meio ambiente, produção de modelos
didáticos sobre os perfis de solo e monitorias em sala de aula onde foi
debatido o tema com os alunos buscando contextualizar seus conhecimentos
empíricos com os científicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
As atividades foram desenvolvidas na escola
municipal Francisco Isaias do Nascimento- CAIC, localizada na cidade de
Chapadinha-MA, com alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os questionários
aplicados favoreceram o desenvolvimento das atividades educativas, as oficinas
intituladas “Sistema minhocário para a produção de húmus” e “Desenhos
representativos das camadas do solo” propiciaram maior interesse e participação
dos alunos nas atividades do projeto. As produções foram apresentadas em uma
culminância promovida pela comunidade escolar durante a semana do meio
ambiente.
CONCLUSÃO
No momento das discussões coletivas os alunos
explicaram suas observações e registros, articulando suas ideias, apresentando
raciocínio coerente, o que justifica a importância da teoria e prática no
ambiente de sala de aula.
GÊNERO
E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA
Ana Valéria Balbino
INTRODUÇÃO
Há muito
tempo o preconceito com negros, portadores de necessidades especiais e até
mulheres é discutido na sociedade, inclusive nas escolas, mas grupos muito
importantes vêm sendo deixados de lado, os LGBTT que a cada dia crescem mais na
sociedade e consequentemente na mídia. Diante disso, é importante que sejam
estudados, para conhecê-los e respeitá-los, evitando desta forma o preconceito.
É evidente a fragilidade das escolas no desenvolvimento de práticas educativas
que reconheçam e defendam a identidade de gênero e diversidade sexual.
OBJETIVO
Pretendemos
por meio de palestras, leituras, filmes e roda de conversa conscientizar os
alunos do 9º ano A da Unidade Integrada Francisco Isaías do Nascimento em
práticas educativas de combate à homofobia, promovendo relações sociais
positivas com LGBTT no ambiente escolar e sociedade em geral.
METODOLOGIA
O projeto
foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2015 por meio de palestras,
leituras, filmes e roda de conversa.
CONCLUSÃO
Ao final do projeto foi
possível observar uma nova visão dos alunos em relação ao tema, que passou a
ser visto de forma mais respeitosa. Porém, o mesmo deve ser mais trabalhado,
pois os alunos tiveram muita dificuldade com termos comuns, como: homofobia,
homossexual, transexual e etc. O que deixa claro a fragilidade em relação ao
tema.
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