No dia 14/11 os Bolsistas da equipe do subprojeto: Espaço Não Formal Lucas Gabriel e Cilene Ferreira estiveram na sala do 2º ano B da escola Raimundo Araújo, na oportunidade os bolsistas deram continuidade as suas atividades e finalizaram o conteúdo teórico previsto no cronograma de execução fazendo uso da legislação Brasileira a respeito do uso do fogo como uma ferramenta para a agricultura. O fogo traz uma série de facilidades e benefícios ao produtor, já que prepara a terra para o cultivo e é barato e acessível. Porém, ao sair do controle, o fogo, gera muitos impactos ao ambiente e a sociedade.
O primeiro Código Florestal Brasileiro de 1934 (Decreto nº 23.793/34) proibiu o uso do fogo em qualquer tipo de vegetação, além da proibição da soltura de balões. E ainda o considerou como crime florestal. Art. 83. Constituem crimes florestais: a) fogo posto em florestas do domínio publico, ou da propriedade privada; pena: prisão até três anos, e multa; b) fogo posto em produtos, ou subprodutos florestais, ainda não retirados das florestas onde foram obtidos ou elaborados; pena: prisão até dois anos e multa; c) dano causado aos parques nacionais, estaduais ou municipais, e ás florestas protetoras e remanescentes, ou ás plantações, por meio que não o fogo; pena: detenção até um ano e multa. (BRASIL, 1934)
As queimadas trazem consigo múltiplos problemas, como a poluição do ar, a problemática do efeito estufa, efeito direto sobre a flora a fauna, saúde do ser humano, sustentabilidade agrícola e também trazem impactos sociais. O conteúdo ministrado mostrou que o problema do uso das queimadas são grave, pois ainda não existem tecnologias acessíveis aos pequenos agricultores isolados da região e o fogo continua sendo utilizado sem as devidas precauções. Grandes incêndios acontecem frequentemente na região e os mesmos têm gerado muitos impactos no meio ambiente e na sociedade.
Equipe Espaço Não Formal
Bolsistas: Lucas Gabriel e Cilene Ferreira; Voluntárias: Geolane Araújo e Thaynara Meireles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário