No dia 22/11/2017 o subprojeto Experimentoteca: Catalisando a Química através do cotidiano realizou com os alunos da 2° série do ensino médio a produção de desenhos referente aos conteúdos de Química trabalhados até o momento. Os alunos foram divididos em grupos e produziram os desenhos conforme foi solicitado! Foram produzidos 8 desenhos e um cartaz informativo acerca da ação da catalase!
Bolsistas: Gustavo e Laryssa
Voluntários: Carlos e Fabíola
Equipe PIBID BIOLOGIA Chapadinha
TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Experimentoteca: Catalisando a Química
Educação ambiental: zoonoses na escola
No dia 20/11 a equipe Educação ambiental: zoonose na escola, da escola Raimundo Araújo, realizou no 2°A a aplicação do questionário final e uma palestra ministrada pelo infectologista Rubiel da secretaria de saúde, a respeito da leishmaniose visceral ou calazar, dessa forma foram abordados como ocorre a transmissão, informações sobre o vetor transmissor, sintomas da doença no homem e no animal, tratamento, como evitar a picada do mosquito entre outros. Ao final da palestra os alunos puderam tirar algumas dúvidas como:
" Em que bairros há mais incidência de leishmaniose?"
" Há transmissão de pessoa para pessoa?"
" O calazar no cão não tem cura ?"
"Um cachorro pode passar a doença a seus filhotes?
" O que a secretaria de saúde tem feito a respeito da doença?"
Bolsistas: Elioenai Oliveira e Rosalina Nascimento
Apoio: Luciana Sirqueira
Culminância na escola CAIC
No dia 21 de novembro de 2017, foi realizado a culminância das atividades realizadas pelo PIBID na escola CAIC em diferentes subprojetos, como: Educação em saúde, diversidade sexual, multiculturalismo, genética e espaço não formal. Foram expostos todos os trabalhos produzidos pelos alunos, como: cartazes, encenações, paródias e vídeos. Parabéns pibidianos pelo lindo trabalho!
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
CONEDU 2017
domingo, 19 de novembro de 2017
Subprojeto Diversidade Sexual,
👧♀👨♂ ⚧⚤👬⚣👭⚢🔍📚✏💡✔
Bolsistas: Rayllander Willow e Raysse Emilly
terça-feira, 14 de novembro de 2017
Experimentoteca: Genética Básica
Bolsitas: Luiza e Jaine
Subprojeto: Espaço Não Formal
O primeiro Código Florestal Brasileiro de 1934 (Decreto nº 23.793/34) proibiu o uso do fogo em qualquer tipo de vegetação, além da proibição da soltura de balões. E ainda o considerou como crime florestal. Art. 83. Constituem crimes florestais: a) fogo posto em florestas do domínio publico, ou da propriedade privada; pena: prisão até três anos, e multa; b) fogo posto em produtos, ou subprodutos florestais, ainda não retirados das florestas onde foram obtidos ou elaborados; pena: prisão até dois anos e multa; c) dano causado aos parques nacionais, estaduais ou municipais, e ás florestas protetoras e remanescentes, ou ás plantações, por meio que não o fogo; pena: detenção até um ano e multa. (BRASIL, 1934)
As queimadas trazem consigo múltiplos problemas, como a poluição do ar, a problemática do efeito estufa, efeito direto sobre a flora a fauna, saúde do ser humano, sustentabilidade agrícola e também trazem impactos sociais. O conteúdo ministrado mostrou que o problema do uso das queimadas são grave, pois ainda não existem tecnologias acessíveis aos pequenos agricultores isolados da região e o fogo continua sendo utilizado sem as devidas precauções. Grandes incêndios acontecem frequentemente na região e os mesmos têm gerado muitos impactos no meio ambiente e na sociedade.
Equipe Espaço Não Formal
Bolsistas: Lucas Gabriel e Cilene Ferreira; Voluntárias: Geolane Araújo e Thaynara Meireles.
Maquetes produzidas por alunos e gravação do jornal de notícias
Também tiveram início as gravações para formação do jornal de notícias que também deve ser apresentado no dia do evento.
Para maior felicidade, os estudantes, apesar de muito levados, conseguiram mostrar um ótimo desempenho.
Bolsista: Alexandre
6 ano "A"
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Subprojeto: Experimentoteca: Genética Básica
Bolsitas: Luiza e Jaine
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
Subprojeto Cinebio: O desperdício no consumo de energia
O desperdício no consumo de energia e foram discutidas algumas ações do cotidiano para a redução no consumo.
Foi falado também sobre as construções de barragens para usinas hidrelétricas e seus pontos negativos e casos mais extremos onde os estudantes relembraram o ocorrido em Mariana no ano de 2015 como caso de tragédias e as consequências que até hoje estão evidentes na região.
Os estudante também debateram ideias de como reduzir o consumo de energia em casa, como por exemplo: deixar uma garrafa pet congelada fora da geladeira para diminuir a abertura da mesma e outras ações.
Em seguida alguns alunos produziram histórias em quadrinhos relacionado ao que foi explanado.
Bolsista: Alexandre
Turma: 6º ano A.
Subprojeto CineBio: Sustentabilidade e Consumo Consciente
Bolsistas: Anderson & Alexandre, turma: 6# B
Subprojeto Experimentoteca: Genética Básica,
Bolsitas: Luiza e Jaine
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Subprojeto Diversidade Sexual
👧♀👨♂ ⚧⚤👬⚣👭⚢🔍📚✏💡✔
Bolsistas: Rayllander Willow e Raysse Emilly
Subprojeto Zoonoses na Escola
"Apenas rato transmite a doença ".
"O rato transmite a doença através da mordida ".
Turma 2° A Escola Raimundo Araújo
Experimentoteca: Catalisando a Química através do cotidiano deu continuidade às suas atividades
Primeiramente foi realizado um apanhado teórico e posteriormente os alunos divididos em três grupos realizaram os seguintes experimentos:
Bile o detergente do fígado: Utilizou-se água, óleo e detergente para demonstrar como a bile atua no organismo. Assim como um detergente que quebra as gorduras presentes nas vasilhas sujas, a bile também faz essa quebra facilitando o processo de digestão.
Prática da catalase: Foram utilizadas porções de pimentão cru e cozido, cortados em cubos e água oxigenada. A adição da água oxigenada reage com a catalase presente no pimentão resultando na quebra do composto, liberando Água e Oxigênio. O pimentão cozido não contém a enzima catalase devido a alta temperatura em que esta foi exposta.
*Catalase na batata:*Utilizou-se rodelas de batata, água e água oxigenada. A catalase atua com mais rapidez quando não há a presença de água, em contra partida, a água torna o processo um pouco mais lentos.
Os alunos tiveram que relacionar os experimentos com a ação da Bile ou da Catalase. As explicações feitas pelos estudantes estão registradas em vídeos.
Bolsistas: Gustavo e Laryssa
Voluntários: Carlos e Fabíola