No dia 24/10 a equipe Espaço Não Formal da escola C. E. Raimundo Araújo esteve em sala de aula juntamente com os alunos do 2 ano"B" na ocasião a equipe deu continuidade as suas atividades com a aplicação do jogo: Fogo na vegetação e fauna.
O jogo teve por objetivo demonstrar, por meio de analogia (jogo), uma das consequências das queimadas e, dos incêndios florestais, em relação à fauna.
O jogo foi realizado da seguinte forma:
Em um grupo de pessoas perguntar que animais silvestres da sua região gostariam de representar. Em seguida, após todos já terem escolhidos seus bichos, espalham-se várias folhas de jornal no chão. Essas folhas representam áreas de florestas.
Conta-se uma breve história relatando a vida desses bichos que vivem livremente em uma área naturalmente equilibrada.
Em seguida informa-se que se iniciou um grande incêndio florestal e que os bichos, para se salvarem têm que procurar áreas de florestas para se protegerem (unidades de conservação, por exemplo).
Assim, todos devem ficar sobre os papeis espalhados pelo chão. Após os incêndios os bichos voltam para outras áreas (saem de cima das folhas). Simula-se que aconteceu mais outro incêndio e com isso pedaços das folhas são retirados, deixando as pessoas cada vez com menos espaços.
Repete-se o processo e com isso algumas pessoas (bichos) não conseguem mais espaços nas folhas (são eliminados). Muitos tentam sair da folha a procura de outros espaços (migração), mas não os encontra.
O processo continua até que reste apenas uma folha com alguns bichos. Os que ficaram de fora foram eliminados.
Ao final do jogo pedimos para relatarem como se sentiram no papel do animal sendo pressionado dessa forma. Promover uma reflexão sobre a situação.
Bolsistas: Lucas Gabriel e Cilene Mendonça; Voluntárias: Thaynara Meireles e Geolane Araújo
Equipe PIBID BIOLOGIA Chapadinha
TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS
terça-feira, 24 de outubro de 2017
Espaço não- formal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário